sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sou uma mãe Diferente !

Aprendi a ser um tipo diferente de mãe, de não chegar a beira do berço p ver se está tudo bem, ele nunca esteve naquele berço. Aprendi a ver suas roupinhas vazias e parecer ter prazer em me torturar com isso. Aprendi a pedir pela noite toda manhã, por ser tão difícil o dia. Eu tive q aprender a rezar novamente pois meu Deus de bondade havia sido um pai severo ao tirar meu filho. Entre calmantes, aprendi a mentir e dizer q está tudo bem. Eu sou uma mãe especial, eu sei, mãe de um ser espiritual,mas isso não ameniza a minha dor. Mal podia esperar o dia de seu nascimento, aprendi tarde demais q somos mães desde a concepção, eu não pensava no presente, mas no futuro q teríamos juntos. Não houve futuro, não aquele q eu sonhei. Hj sou a mãe q chora todo dia, q olha para barriga vazia e passa a mão com saudades. Não sou aquela mãe q diz não, q ensina, sou uma mãe q
suplica e se pergunta como estará meu filho e pedi que o inverso do universo aconteça, ao invés de eu cuidar dele, q ele cuide de mim. Isso é ser mãe
especial, diferente. Mas como eu queria ser normal!!
Quando estiver tentando ajudar uma mulher que perdeu um bebê:
Não diga:
É a vontade de Deus. A menos que você seja um dirigente da igreja e eu estiver procurando por sua orientação espiritual, por favor, não deduza o que Deus quer para mim. A vontade de Deus é que ninguém sofra. Ele apenas permite. Apesar de saber que muitas coisas terríveis que acontecem são permitidos por Deus, isto não faz estes acontecimentos menos terríveis.
Foi melhor assim havia alguma coisa errada com seu bebê. O fato de haver alguma coisa errada com o bebê é que me faz tão triste. Meu pobre bebê não teve chance. Por favor, não tente me confortar destacando isto.
Você pode ter outro. Este bebê nunca foi descartável. Se tivesse a escolha entre perder esta criança ou furar meu olho com um garfo, eu teria dito: Onde está o garfo? Eu morreria por esta criança, assim como você morreria por seu filho. Uma mãe pode ter dez filhos, mas sempre sentirá falta daquele que se foi.
Agradeça a Deus porque você perdeu seu filho antes de amá-lo realmente. Eu amava meu filho ou minha filha. Ainda que eu tenha perdido meu bebê tão cedo ou quando nasceu, eu o amava.
Já não é hora de deixar isto para trás e seguir em frente? Esta situação não é algo que me agrada. Eu queria que nunca tivesse acontecido. Mas aconteceu e faz parte de mim para sempre. A tristeza tem seu tempo que não é o meu ou o seu.
Eu entendo como você se sente. A menos que você tenha perdido um bebê, você realmente não sabe como eu me sinto.
Não finja que nada aconteceu e não mude de assunto quando eu falar sobre o ocorrido. Se eu disser antes do bebê morrer... Ou quando eu estava grávida, não se assuste. Se eu estiver falando sobre o assunto, isto significa que quero falar. Deixe-me falar. Fingir que nada aconteceu só vai me fazer sentir incrivelmente sozinha.
Diga:
Eu sinto muito. É o suficiente.
Ofereço-lhe meu ombro e meus ouvidos.
Vocês vão ser pais maravilhosos um dia ou vocês são os pais mais maravilhosos e este bebê teve sorte em ter vocês. Nós dois precisamos disso.
Eu fiz uma oração por vocês. Mande flores ou uma pequena mensagem. Cada uma que recebi me fez sentir que meu bebê era amado. Não envie novamente se eu não responder.
Não ligue mais de uma vez, e não fique brava (o) se a secretária eletrônica estiver ligada e eu não retornar sua chamada. Se nós somos amigos íntimos e eu não estiver respondendo suas ligações, por favor, não tente novamente. Quando me sentir preparada, retornarei sua ligação.
Não deixe de me visitar por que não tem um bebê para ver. Neste momento o que menos precisamos é ficar sozinhas. Mas não me visite se lamentando o ocorrido. Não venha me abraçar questionando a Deus, por que isto está acontecendo? Apenas me abrace.
Por favor, não evite trazer seu bebê ou filho pequeno para eu ver. Não evite falar de sua sobrinha grávida, ou da sua irmã que teve um bebê há pouco tempo, por favor, não é isso que eu quero. Não é por que meu bebê não está mais entre nós que não ficarei feliz em ver.

3 comentários:

  1. Oi Evelyn sinto muito pelo Enzo.
    Seu bebezinho era muito lindo um verdadeiro anjo. Como sou mãe de um anjinho também entendo como você se sente e o quanto dói ter nossos sonhos interrompidos. Logo quando perdi o meu bebe senti muita revolta, pois não aceitava a morte do meu bebe, me revoltei muito com Deus e com o mundo. Mas depois de um tempo vi que quanto mais eu questionava as decisões de Deus maior era o meu sofrimento, cheguei a ficar doente com dores no corpo todo de tanta mágoa, mas hoje entendo que em tudo Deus tem um propósito, e se Ele levou nossos anjinhos era porque era necessário, Deus sempre sabe o que é melhor pra gente mesmo que a gente não “O” entenda. Um dia amiga saberemos por que fomos escolhidas para sermos mães de anjos, quando Deus nos chamar de volta para nosso verdadeiro lar, mas por enquanto a nossa missão aqui na terra ainda não terminou, e acredito sinceramente que Deus tem algo de muito bom reservado para cada uma de nós. Nunca nos esqueceremos de nossos bebes, pois o nosso amor por eles é eterno. Espero que Deus abençoe este novo relacionamento seu e que o fruto desse amor possa ser motivo de muita alegria em sua vida.
    Cecylia Silva

    ResponderExcluir
  2. Oi Evelyn!
    Conheço sua dor e sei exatamente tudo o que você sente. Também aprendi que nos tornamos mãe a partir do concebimento e não do nascimento como pensavamos. Aprendi que para amar, não precisa estar perto fisicamente, mas dentro do coração!

    Um beijo grande,

    com carinho,

    Roberta
    http://estamosjuntoseoqueimporta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Evelyn, perdi meu anjinho esse sabado, como está muito recente não paro de chorar , de pensar de tentar entender de querer mudar e voltar e desejar jamais ter acontecido! mas quando eu li o que voce escreveu me senti mais confortada de saber que eu nao sou a unica e que eu não estou sozinha... e vou aprendendo que é tudo permissão sei que quando aceitamos isso é mais fácil aceitar, mais o dificil mesmo é APRENDER. mas de uma certa forma queria te agradecer por essas palavras que me tocaram profundamente. te desejo toda felicidade e o seu anjo eee muito lindo..

    ResponderExcluir